NASA divulga incrível imagem dos aerossóis pelo mundo - Aventuras no Conhecimento

Últimas

domingo, 26 de agosto de 2018

NASA divulga incrível imagem dos aerossóis pelo mundo


Mesmo quase sempre não os vendo, neste exato momento você pode estar inalando milhões de partículas de aerossóis que estão espalhados no ar ao seu redor.

Aerossóis são partículas minúsculas líquidas ou sólidas em forma de gás que podem ser encontradas no ar sobre oceanos, desertos, florestas e outros ecossistemas intermediários. Como exemplo, podemos citar as neblinas e nuvens como aerossóis líquidos e a poeira e fumaça como aerossóis sólidos.

Na imagem acima divulgada pela NASA, foram utilizados diversos dados de satélites que conseguem "enxergar" estes aerossóis espalhados pelo mundo. Um satélite em especial, chamado  Goddard Earth Observing System Forward Processing  (GEOS FP) oferece uma visão similarmente expansiva da mistura de partículas que dançam e rodam pela atmosfera.

A fotografia dos rastros dos aerossóis foi feita pela NASA em 23 de agosto de 2018. Naquele dia, enormes nuvens de fumaça se espalhavam pela América do Norte e África, três diferentes ciclones tropicais se agitavam no Oceano Pacífico e grandes nuvens de poeira explodiram nos desertos da África e Ásia. 

As tempestades são visíveis dentro de gigantescos redemoinhos de aerossol de sal marinho (azul), que se elevam no ar como parte do borrifo do  mar.  Partículas de carvão negro (vermelho) estão entre as partículas emitidas pelos incêndios; emissões de veículos e fábricas são outra fonte comum. Partículas o modelo classificado como poeira são mostrados em roxo. 

A visualização inclui uma camada de dados de luz noturna coletados pelao Radiometer Visible Infrared Imaging Suite  (VIIRS) na  Suomi NPP  que mostra a luz de vilas e cidades.