Cobra de 99 milhões de anos foi encontrada bem preservada em um âmbar - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Cobra de 99 milhões de anos foi encontrada bem preservada em um âmbar


Pesquisadores encontraram um embrião/recém-nascido de uma cobra fossilizada bem preservada em um âmbar de 99 milhões de anos. A cobra viveu nas florestas de Mianmar durante o período Cretáceo, 100 a 95 milhões de anos atrás, e foi batizada de Xiaophis myanmarensis ou cobra-da-aurora-de-Mianmar.

Este fóssil de cobra único e muito pequeno é um esqueleto articulado pós-craniano, que inclui vértebras, cloacais e caudais posteriores, e detalhes de escamação e forma do corpo; um segundo espécime preserva um fragmento de pele que também pode pertencer a outra cobra. 


Os pesquisadores conseguiram observar 97 vértebras, mas curiosamente a cabeça não estava preservada no âmbar. Os ossos foram analisados por meio de um poderoso equipamento de raios-X e comparado ao de cobras atuais, sendo possível constatar que a anatomia da espinha dorsal das cobras mudou pouco em quase 100 milhões de anos.

Cientistas dizem que essa espécie de cobra pode ter sobrevivido por dezenas de milhares de anos em estado primitivo antes de ser extinta.

A pesquisa foi publicada no Science Advances.