Sobre universos paralelos, veja o último artigo de Stephen Hawking - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 19 de março de 2018

Sobre universos paralelos, veja o último artigo de Stephen Hawking


Duas semanas antes de falecer, o físico Stephen Hawking publicou um artigo sobre a possibilidade de se detectar universos paralelos, intitulado "A Smooth Exit from Eternal Inflation?" (Uma suave saída da eterna inflação?).

O artigo, que tem coautoria de Thomas Hertog, pesquisador da Universidade Católica de Leuven, Bélgica, e pode ser lido na íntegra no portal da Universidade de Cornellaborda a ideia de um multiverso, uma vasta coleção de universos que existem simultaneamente, embora estejam espalhados quase inimaginavelmente distantes um do outro. Multiversos surgiram, diz a teoria, por causa de algo chamado inflação. Nas frações de um segundo após o surgimento do nosso universo (logo após o Big Bang), o espaço-tempo expandiu-se a uma taxa imensa, ao fazê-lo, pequenas flutuações quânticas se expandiram para se tornarem as características de grande escala do universo que observamos hoje e que servem como evidência de que a teoria pode ser verdadeira.

Resumindo, Hawking e Hertog afirmam que talvez seja possível detectar os remanescentes do Big Bang de outros universos nas ondas gravitacionais emitidas em nosso universo, o que comprovaria a teoria do multiverso, que ainda é muito contestada.

Agora, a continuidade do estudo caberá a Hertog e outros pesquisadores confirmarem ou não, já que o brilhante e "quase único" gênio da humanidade já não está mais entre nós :-(