Últimas

USP oferece curso EAD para quem tem interesse em aprender Libras


Desde 2015 a USP oferece um curso EAD gratuito para quem tem interesse em aprender Libras. O curso traz videoaulas, material didático e atividades que contribuem para o aprendizado.

A língua de sinais que vão estudar neste curso é a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que é a usada por comunidades surdas dos centros urbanos do Brasil. É uma língua natural reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei 10.436 de 2002. É a partir desta lei que os profissionais da Pedagogia, Fonoaudiologia e das licenciaturas tem a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: uma vitória grande para esses profissionais, mas principalmente para a comunidade surda que será atendida por eles. 

O que você vai receber são informações importantes que com certeza vão lhe ajudar na tomada de decisões caso você encontre em seu percurso profissional pessoas surdas ou outros profissionais que trabalham com pessoas surdas. Portanto, são conhecimentos para seu trabalho, independente dos contatos familiares e profissionais que você possa ou venha ter com pessoas surdas.


Sobre os responsáveis pelo conteúdo:

Felipe Venâncio Barbosa é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira, com ênfase nos estudos da descrição das línguas de sinais e processamento de linguagem. Atua principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, língua de sinais atípica e linguística clínica.

Janice Gonçalves Temoteo atualmente trabalha no Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo como "Especialista em Libras", com o Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa na elaboração do curso de Libras EaD da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Letras (Urca, 2005), Mestrado em Letras (UFPB, 2009) e Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem (USP, 2012).