Orca tem a capacidade de imitar a fala humana - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Orca tem a capacidade de imitar a fala humana


Uma orca, também conhecida como baleia assassina, tem a capacidade de imitar a fala humana, segundo pesquisadores da Universidade de St. Andrews. A baleia fêmea aprendeu a "dizer" palavras como "hello" e "bye bye" copiando um treinador em um parque marinho na França.

Em parceria com a Universidade Complutense de Madri, a equipe de pesquisa esperava descobrir se as orcas podiam aprender novas vocalizações imitando outras.

Eles estudaram a fêmea, chamada Wikie, no Aquário Marineland em Antibes, na França. As palavras foram especificamente escolhidas, mesmo não significando nada para ela, para ver se ela era capaz de copiar sons novos e desconhecidos.

Ela conseguiu repetir as palavras "hello" e "bye bye", incluindo "Amy" e "One, Two, Three", enquanto estava parcialmente imersa na água com o buraco exposto ao ar. Muitas vezes, a orca conseguiu produzir cópias razoáveis ​​na primeira tentativa, fornecendo provas conclusivas de que elas têm a capacidade de aprender novos sons.


Sabe-se há muito tempo que as orcas na natureza têm chamadas específicas para seu grupo, e quando as baleias caçadoras são movidas para um novo ambiente, eles mudam suas chamadas para se encaixar com seus novos companheiros. Mas até agora não havia evidência de que esses "dialetos" diferentes fossem o resultado da aprendizagem.

O professor Josep Call da Faculdade de Psicologia e Neurociências da Universidade de St Andrews disse: 
"A orca que estudamos em cativeiro foi capaz de aprender vocalizações de outras orcas e também vocalizações humanas, imitando-as.
Portanto, esse resultado sugere que esta é também uma explicação plausível de como as orcas aprendem na natureza as vocalizações de outras orcas e como elas se desenvolvem e transmitem seus dialetos".

Baleias e golfinhos estão entre os poucos mamíferos, além dos humanos, que podem aprender a produzir um som novo apenas ouvindo.