Paleontólogos descobrem espécie de dinossauro que explica porque as aves têm bico

Paleontólogos identificaram as primeiras espécies de dinossauros conhecidas que tiveram dentes que cresceram na juventude e caíram na vida adulta, uma descoberta que pode explicar porque as aves têm bico.

Os 13 esqueletos fossilizados encontrados na China de um dinossauro pequeno e magro conhecido como Limusaurus inextricabilis, do grupo de dinossauros terópodes, que foram os antepassados das aves modernas. Eles identificaram que os animais mais jovens tinham a mandíbula cheia de dentes afiados, já os mais velhos, uma mandíbula com bico completamente desdentada.

O estudo publicado na revista científica Current Biology, indica que estes dinossauros provavelmente sofriam esta mudança no decorrer da vida e assim eram obrigados a mudar sua dieta. Foi possível constatar que os mais jovens desta espécie comiam carne e quando adultos, com bico, se tornavam herbívoros.

Este processo poderia ajudar a explicar como os terópodes como as aves perderam seus dentes, inicialmente através de mudanças durante seu desenvolvimento de bebês a adultos e depois, possivelmente, para a evolução definitiva para as espécies que possuem somente bicos como vemos nos dias de hoje.