Estudo de novo fóssil mostra como Tiranossauro rex se tornou rei

Os restos de uma nova espécie de dinossauro revelam como o Tiranossauro rex se tornou um dos maiores predadores da Terra.
A descoberta feita no Uzbequistão fornece informações importantes sobre como uma determinada família de dinossauros de evoluíram ao longo de milhões de anos para se tornar gigantes temíveis.

O estudo revela que estes dinossauros - conhecidos como tiranossauros - desenvolveram seu corpo enorme rapidamente no final da era dos dinossauros.
Seus sentidos aguçados começaram a evoluir já em espécies ainda muito menores, permitindo-lhes subir até o topo da cadeia alimentar pré-histórica rapidamente.

Predadores dominantes

Até agora, pouco se sabe sobre como os tiranossauros tornaram-se gigantes, predadores inteligentes que dominavam a paisagem da Terra em torno de 66 milhões de anos atrás.
A espécie recém-descoberta - chamada Timurlengia euotica - viveu cerca de 90 milhões de anos atrás.
Ela preenche uma lacuna de 20 milhões anos no registro fóssil dos tiranossauros e fornece informações importantes sobre como esta família evoluiu.

Características principais

Uma equipe de paleontólogos, liderado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, estudaram uma coleção de fósseis encontrados no deserto de Kyzylkum, norte Uzbequistão.

O crânio da espécie estudada era muito menor do que a de T. rex, indicando que ele não cresceu ao mesmo tamanho de seu sucessor. No entanto, características-chave do crânio de Timurlengia revelam que o cérebro e os sentidos já estavam altamente desenvolvido.
Timurlengia era do tamanho de um cavalo e pesava até 250 kg. Tinha pernas longas e um crânio cravejado com dentes afiados e foi provavelmente era muito veloz, dizem os pesquisadores.

Evolução dos Tiranossaurso

Os primeiros tiranossauros viveram cerca de 170 milhões de anos atrás e eram um pouco maior do que um ser humano.
Até o fim período cretáceo - cerca de 100 milhões de anos depois - tiranossauros tinham evoluído para animais como T. rex e poderiam pesar mais de 7 toneladas.

O fato de que a nova espécie ainda era pequena cerca de 80 milhões de anos depois que os primeiros tiranossauros apareceram, indica que seu tamanho enorme passou a ser desenvolvido apenas no final da história evolutiva do grupo.

Adriano Reis