Ossos encontrados em Espanha revelam novo dinossauro - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ossos encontrados em Espanha revelam novo dinossauro


Paleontólogos descobriram na Espanha a ossada de uma espécie até hoje desconhecida de dinossauros, que tem a espinha dorsal saliente, revela um estudo.

Chamado Morelladon Beltrani, o novo dinossauro pertence ao grupo dos 'iguanodon' e viveu na Península Ibérica há 125 milhões de anos, diz o estudo publicado na revista PLoS ONE, da Public Library of Science, com sede na Califórnia.
Medindo cerca de seis metros de comprimento e 2,5 metros de altura, a criatura tinha um tamanho mediano em comparação com os dinossauros do seu tempo.

"Mas tinha uma característica marcante: uma coluna saliente que, coberta com pele, dava-lhe a aparência de estar a usar um "véu" na parte traseira. Esta protuberância devia ser usada para regular a sua temperatura corporal ou armazenar gordura, como as bolsas dos camelos." disseram os autores.
Os ossos foram encontrados numa pedreira da argila vermelha incluindo vários ossos das costas e da pelve; além de 14 dentes - dentre os quais apenas um ficou inteiramente preservado.


Eles foram descobertos no leste de Espanha, numa região a sudoeste de Barcelona, onde muitas pedreiras estão instalados para fabricar telhas e azulejos.
O seu nome é uma homenagem ao lugar da sua descoberta, Morella, incorporando a palavra grega para dente, "odon", assim como Victor Beltran, um dos antigos funcionários da pedreira Mas de la Parreta, "pelo seu empenho e cooperação na descoberta de diferentes locais de fósseis", escreveram os autores do estudo.

Esta descoberta ressalta a existência de um grupo "particularmente variado" de dinossauros de grande e médio tamanho que viveram no leste da península ibérica há cerca de 125 milhões de anos, segundo os autores.