Nova espécie de lagarto de 80 milhões de anos é descoberta no Brasil - Aventuras no Conhecimento

Últimas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Nova espécie de lagarto de 80 milhões de anos é descoberta no Brasil

Ilustração da espécie recém-descoberta de lagarto Gueragama sulamericana

Cientistas descobriram uma nova espécie de lagarto que viveu há 80 milhões de anos a partir de um fóssil encontrado na cidade de Cruzeiro do Oeste, no Paraná. A descrição da espécie, que recebeu o nome de Gueragama sulamericana, foi publicada na revista "Nature Communications" nesta quarta-feira (26).

Os responsáveis são cientistas da Universidade do Contestado, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Alberta, no Canadá.
Trata-se da primeira espécie de lagarto acrodonte -  que tem os dentes presos diretamente no maxilar superior - descoberta na América do Sul. O grupo de lagartos iguania, que tem mais de 1700 espécies conhecidas, é dividido de maneira que os acrodontes dominam o Velho Mundo e os não-acrodontes dominam o Novo Mundo. Por isso a descoberta do Gueragama sulamericana em terras brasileiras provocou surpresa.


Isso sugere, segundo os cientistas, que o grupo atingiu uma distribuição global quando ainda havia o continente Pangeia.
"Trata-se de um elo perdido quanto à paleobiogeografia e possivelmente quanto às origens do grupo, então é uma evidência boa que sugere que no Cretáceo inferior, a parte do sul da Pangeia ainda era um tipo de um bloco continental único", diz Michael Caldwell, professor da Universidade de Alberta.

Fóssil que levou à descoberta de espécie Gueragama sulamericana foi encontrado em Cruzeiro do Oeste

Fonte: G1 e Nature