quarta-feira, 3 de junho de 2015

Existem tubos de plasma flutuando sobre a Terra?

Imagem que simula os tubos de plasma

A descoberta foi recebida com um bom nível de ceticismo pelo campo da astrofísica, mas uma estudante da Unviersidade de Sidney teria provado que existem tubos de plasma gigantes flutuando sobre nosso planeta.

Usando um telescópio de ondas de rádio para ver o espaço em 3D, Cleo Loi, de 23 anos, teria provas de que a atmosfera da Terra está anexada com esses tubos de plasma que ficam a 600 km da nossa superfície. Os dutos seriam criados pela atmosfera sendo ionizada pelos raios do Sol.
"Durante 60 anos os cientistas acreditaram que essas estruturas existiam, mas é a primera vez que temos uma imagem deles. Temos evidências visuais de que eles realmente estão lá", afirmou.

De acordo com Loi, a sua pesquisa foi inicialmente considerada imprecisa, por ser baseada nas imperfeições das imagens em telescópio. "Mas eles nunca haviam visto algo do tipo, olhado para dados dessa forma", ela afirma. "Como eu sou uma estudante e um tanto teimosa, fiquei curiosa".
Descobrimos que os padrões de ionização da ionosfera são estruturados. Eles fluem nessas estruturas tubulares alinhadas com o campo magnético da Terra. E se movem de acordo com isso", explicou.