Como será o clima da Terra em 2100? - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como será o clima da Terra em 2100?


Bem-vindo a 2100. A concentração de gás carbônico (CO2) chegou a 900 partes por milhão (ppm) nos últimos 85 anos, e compreende cerca de 0,1% da nossa atmosfera (no início de 2015, nós alcançamos 400 ppm, cerca de 0,04%).

Esse mapa de temperatura feito pela NASA revela como será 2100: quente, muito quente. As previsões foram feitas através de um banco de dados da NASA que reúne registros históricos e modelos climáticos capazes de prever o clima até o fim do século, divulgado na última semana. Veja abaixo a tabela de cores com as máximas diárias estimadas em graus Celsius:


Hospedado pelo NEX (NASA Earth Exchange), os dados do projeto podem ser filtrados por cidades e regiões. O banco de dados deve ajudar nações a se prepararem para os efeitos causados pelas mudanças climáticas locais, como secas e geadas - enfim saberemos quando o “inverno está chegando”.

"A NASA quer trazer todo seu conhecimento sobre a Terra e o Universo a público, a fim de nos ajudarmos e garantirmos nosso futuro", disse a diretora da NASA, Ellen Stofan. "Com este novo conjunto de dados globais, as pessoas ao redor do mundo têm uma nova ferramenta valiosa para usar no planejamento de como lidar com o aquecimento global."
As projeções climáticas da NASA fornecem uma visão detalhada dos futuros padrões de temperatura da Terra, abrangendo o período de 1950 a 2100. O conjunto de dados, de 11TB, fornece estimativas diárias de temperaturas máximas e mínimas ao redor do globo terrestre.

NEX

O NASA Earth Exchange (mudança global, em tradução livre), cujos dados e ferramentas de análise estão disponíveis gratuitamente, é um grande exemplo de como o conhecimento científico pode ser compartilhado com o público, permitindo que qualquer pessoa possa explorar e analisar as previsões climáticas. Você mesmo pode baixar o novo conjunto de dados, em inglês, no site da NASA - basta ter 11TB disponíveis.

Fonte: Galileu