Cientistas registram imagem da luz como partícula e onda ao mesmo tempo

Luz
Partículas e onda: dualidade da luz é captada pela primeira vez

Talvez você não saiba, mas a luz é capaz de agir tanto como uma partícula quanto como uma onda. E, pela primeira vez, pesquisadores conseguiram captar essa dualidade em uma imagem.

Anteriormente, a luz havia sido vista das duas formas de modo completamente distinto – sem incorporar ambas ao mesmo tempo. Segundo o IFLScience, a mecânica quântica estabelece que a luz deve ter ambos atributos simultaneamente, mas esse fenômeno nunca havia sido fotografado diretamente até agora.

Para isso, os pesquisadores criaram uma onda estacionária de luz depois de atingir um fio de metal com luz UV. Depois, eles dispararam elétrons na onda, tentando perturbar fótons individuais. Quando as duas partículas interagiram, a mudança na energia fez o fóton diminuir ou aumentar sua velocidade, dependendo de como a conexão tinha acontecido. Como a onda é uma sucessão de diferentes partículas, os pesquisadores foram capazes de vê-la e os fótons que foram perturbados ainda eram vistos como indivíduos.

O estudo sobre a captura da dualidade partícula-onda da luz foi publicado na revista Nature Communications. A novidade poderá ajudar os pesquisadores a entender melhor a natureza fundamental da luz, e também ajudar a contribuir para o desenvolvimento da computação quântica e outras tecnologias.

Fonte: INFO