Espécie desconhecida do ancestral do homem moderno pode ter habitado a China, indica estudo - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Espécie desconhecida do ancestral do homem moderno pode ter habitado a China, indica estudo


Um estudo revelador aborda a possível existência de uma nova espécie humana, ainda sem classificação, que influenciou na ascendência do homem moderno. Trata-se de uma pesquisa publicada na revista Journal of Physical Anthopology, comandada pelo Grupo de Antropologia Dental do Centro Nacional de Pesquisa Sobre a Evolução Humana (CENIEH), em colaboração com cientistas do Institute of Vertebrate Paleonlotogy and Palaeoanthropology de Pequim (IVVP).

A conclusão foi baseada em um estudo realizado sobre um maxilar infantil e diferentes dentes isolados, encontrados em uma jazida arqueológica em Xujiayao, no norte da China, datados entre 60 e 120 mil anos atrás. Dessa forma, foi possível saber que a população local compartilha traços genéticos com Neandertais e com uma espécie humana anterior ao homo erectus asiático e, portanto, fora da variabilidade de nossa espécie.

A respeito disso, os especialistas afirmaram que poderia se tratar de um tipo de hominídeo jamais descrito e que teria coexistido tanto com Neandertais quanto com humanos modernos. “Nosso trabalho destaca a grande variabilidade de populações humanas da Ásia durante o Pleistoceno e adverte sobre a necessidade de reconsiderarmos a taxonomia de muitos fósseis encontrados nesse continente”, afirma María Martinón-Torres, a responsável pelo estudo.

Fonte: History