segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Instituto Butantan recruta voluntários para teste de vacina contra dengue



Farmacêuticas brasileiras desenvolvem vacinas contra a Dengue e recrutam voluntários para testes de vacina experimental. A Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e o Instituto Butantan, que estão produzindo a vacina contra a Dengue no Brasil e estão agora em fase de testes clínicos esperam resultados favoráveis e a aprovação da vacina até 2015.

Estudos em outros países mostram avanços em fases de testes - como os testes da vacina elaborada pela indústria farmacêutica japonesa Takaeda obteve sucesso de 96% de imunização contra três dos quatro tipos de vírus da Dengue conhecidos mundialmente.

São recrutados como voluntários pelo Instituto Butantan, mulheres e homens com idade entre 18 e 59 anos e o fato de que já tiveram ou não contato anterior com alguns dos vírus é indiferente. O voluntário deverá fazer acompanhamento nos centros de pesquisa em São Paulo ou Ribeirão Preto durante os próximos cinco anos, sendo que a aplicação da vacina acontecerá em duas doses com intervalo de seis meses entre cada uma delas.

A expectativa é de que a vacina possa começar a ser comercializada a partir do ano que vem.


Para obter maiores informações sobre como participar do Estudo da Vacina Brasileira pelo Instituto Butantan um formulário de cadastro deve ser preenchido no próprio site do Instituto no link a seguir: http://www.butantan.gov.br/dengue/

Aventuras no Conhecimento