Conheça quatro dinossauros brasileiros - Aventuras no Conhecimento

Últimas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Conheça quatro dinossauros brasileiros

01 - Santanaraptor


Parente do famoso Tyrannosaurus rex, o Santanaraptor placidus habitou a região da bacia do Araripe, no Ceará, há cerca de 110 milhões de anos. Ele é considerado pequeno, chegando a 2,5 metros, mas sua ossada é importante para a paleontologia por ter preservado vasos sanguíneos e fibras musculares.

02 - Amazonsauro


Pertencente à família dos saurópodes, o Amazonsaurus maranhensis era um herbívoro gigante que habitava a região onde agora existe o Maranhão. O réptil tinha em torno de 10 metros de comprimento, com altura aproximada de um elefante africano e viveu há cerca de 110 milhões de anos.

03 - Saturnália


O Saturnalia tupiniquim é um dos mais antigos dinossauros já descobertos. Com 1,5 metro de comprimento, ele viveu há cerca de 225 milhões de anos e restos do seu esqueleto foram encontrados no sítio paleontológico Sanga da Alemoa, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

04 - Uberabatitan ribeiroi


O Uberabatitan ribeiroi é considerado o maior dinossauro já descoberto no país, com cerca de 15 metros de comprimento, entre quatro e seis metros de altura, com peso estimado entre 15 e 18 toneladas. Ele foi batizado em homenagem à cidade de Uberada, onde foi descoberto.

Fonte: O Globo