As Perseidas 2014 chuva de meteoros, ganha doodle do Google - Aventuras no Conhecimento

Últimas

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

As Perseidas 2014 chuva de meteoros, ganha doodle do Google

Google Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas ficam visíveis anualmente a partir da metade Julho, mas o pico este ano será durante a noite de 12 e 13 de agosto, a lua vai dificultar a sua observação graças a sua proximidade da Terra devido ao fenômeno de ontem Superlua.

Durante o pico, a taxa de meteoros pode ultrapassar a 110 por hora. O fenômeno pôde ser visto em todo o planeta, porém o dia com mais meteoros será na noite do dia 12. A cada ano, a Terra passa através das partículas de poeira do cometa Swift-Tuttle.
Esse rastro de poeira deixado por este cometa são “queimados” em nossa atmosfera. Esses detritos estão viajando muito rápido, a aproximadamente 50 km/s, produzindo um espetáculo conhecido como a chuva de meteoros Perseidas, popularmente reconhecido como “estrelas cadentes”. Não há perigo para os observadores do céu. Os pequenos “grãos” se desintegram muito antes de atingir o chão.

Se você é um nerd daqueles que não quer sair da frente do computador ou está em uma cidade toda iluminada e não vai conseguir ver as Perseidas 2014, fique tranquilo alguém usou a tecnologia com sabedoria mais um vez para proporcionar comodidade, o site Ciência e Astronomia vai transmitir ao vivo a chuva de meteoros Perseidas via YouTube.


Google entrou no clima das chuvas de meteoros Perseidas 2014, criando o doodle especial para o fenômeno, uma bela animação que pode ser visto abaixo, que enfeita o motor de busca na data.