De chuvas de meteoros a eclipses: Fique por dentro dos acontecimentos astronômicos de Abril - Aventuras no Conhecimento

Últimas

domingo, 13 de abril de 2014

De chuvas de meteoros a eclipses: Fique por dentro dos acontecimentos astronômicos de Abril


A segunda quinzena deste mês de abril será rica em espetáculos cósmicos, que poderão ser vistos dos pontos mais diferentes do mundo, tanto a olho nu como pela internet. São tantos os fenômenos que decidimos oferecer uma pequena agenda com data, hora e local para você anotar e acompanhar tudo, de olho no céu. Veja abaixo o que os astros estão preparando para nós!

15 de abril: eclipse lunar total. Visível da Austrália, América e Oceano Pacifico. Poderá ser observado de outros locais do mundo, mas apenas parcialmente. Durante o fenômeno, a Lua será vista com uma coloração vermelha. O eclipse lunar se repetirá três vezes em um espaço de dois anos e, por isso, alguns consideram que seja um aviso apocalíptico. O projeto GLORIA transmitirá o fenômeno diretamente do Vale Sagrado dos Incas, no Peru. 

22 de abril: ponto máximo de atividade da chuva de meteoros Lirídeas, causada pela queda na Terra de resíduos do cometa Tatcher, que queimará ao entrar em contato com a atmosfera. 

26 de abril: Vênus fará justiça a sua reputação de “estrela da manhã”. Antes do amanhecer, a Lua fará uma passagem por Peixes, e o céu exibirá uma imagem pitoresca, semelhante à bandeira da Turquia. 

29 de abril: eclipse anular do Sol, fenômeno que ocorre quando a Lua está próxima de seu apogeu. O fenômeno será observado apenas da Oceania, Oceano Pacífico e da Antártica. A boa notícia é que observatórios pelo mundo farão a transmissão ao vivo do evento.

Fora estes fenômenos datados, durante todo o mês de abril, é possível avistar Júpiter, que está na constelação de Gêmeos, com muito brilho, no final da tarde. Sua grande mancha vermelha poderá ser observada com um telescópio amador. 

Além disso, Marte estará muito próximo e poderá ser visto, imenso e brilhante, durante toda a noite, na constelação de Virgem. Há poucos dias, o planeta ficou alinhado com a Lua, o Sol e a Terra. 

Saturno é outro planeta de com imensa claridade durante todo o mês. No final da noite, por conta de sua inclinação, poderá ser um bom momento para observar os seus anéis.

Fonte: History