Cientistas descobrem jovem galáxia, a S0901

Galáxia S0901 foi obtida por imagens do observatório Herschel /  NASA/STScl
Galáxia S0901 foi obtida por imagens do observatório Herschel

Comportamento da S0901 surpreendeu estudiosos por ser semelhante ao de galáxias maduras.

Cientistas descobriram uma jovem galáxia – a S0901 -  que tem comportamento semelhante ao de galáxias maduras e surpreendeu os estudiosos.

"A S0901 é incomum porque não está inquieta, mas bem comportada", disse James Rhoads da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, autor da pesquisa publicada no periódico Astrophysical.

A descoberta foi realizada utilizando o observatório espacial Herschel, que compõe a missão da ESA (Agência Espacial Europeia) com contribuições importantes da Nasa (Agência Espacial Americana). A luz da galáxia levou 10 bilhões de anos para chegar ao alcance dos cientistas, e o que se observa na atualidade é a galáxia quando era mais jovem do que é hoje.

"Esse é um resultado verdadeiramente surpreendente que nos lembra que ainda não temos conhecimento de muitos detalhes da evolução do universo. Instalações como o [observatório] Herschel nos ajuda a entender essa história complexa", disse Paul Goldsmith, cientista do projeto Herschel no laboratório da Nasa na Califórnia, Estados Unidos.

Fonte: BAND