Cientistas encontram indícios de existência de uma imensa reserva de água no centro da Terra
A notícia parece ter saído diretamente de Viagem ao Centro da Terra, o famoso romance de Júlio Verne. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, afirma ter provas da existência de uma extensa reserva de água na crosta da Terra, a quase 600 quilômetros de profundidade. Segundo as estimativas, o reservatório pode conter o volume de água equivalente a todos os oceanos do planeta somados.
A indicação desse imenso manancial está no pequeno pedaço de um mineral chamado ringwoodita, produzido por pressões extremas como a encontrada no local do reservatório. Há muito que os cientistas estudam as propriedades do mineral, que poderia ajudar a dissipar as dúvidas sobre o conteúdo da reserva: trata-se de água doce ou a zona seria totalmente seca?
Em 2008, geólogos encontraram uma minúscula pedra no leito de um rio em Mato Grosso, conhecida como diamante marrom. Sem valor comercial nenhum, a pedrinha de 3 milímetros é de importância vital para cientistas do mundo inteiro. Depois de diversos exames, sua identidade foi comprovada: ringwoodita.
A teoria dos especialistas é que o mineral foi expelido por uma erupção vulcânica, acompanhando por uma torrente de kimberlita, rocha produzida a 450 quilômetros de profundidade da Terra.
Fonte: History