Projeto 1.000 Genomas: Cientistas criam mapa da variação genética em seres humanos

Cientistas analisaram o genoma de 1.092 pessoas de 14 populações da Europa, Ásia, África e das Américas para criar um mapa da variação genética em seres humanos. O estudo com as informações foi publicado nesta quarta-feira (31), no site da revista "Nature".
Um dos objetivos do mapeamento é dar recursos para entender o papel da variação genética em doenças, como problemas cardíacos, câncer e outros. O levantamento também vai ajudar a compreender características dos seres humanos, segundo os pesquisadores.
Os cientistas relataram, no estudo, ter identificado aproximadamente 38 milhões de variações de DNA do tipo conhecido como polimorfismo de nucleotídeo único (SNP, na sigla em inglês), considerado um dos mais comuns, além de outros gêneros de variação genética.
Segundo a pesquisa, os 38 milhões de variantes registradas equivalem a 98% do total de variações genéticas do tipo SNP, presentes em 1% das populações. O mapa faz parte do "Projeto 1000 Genomas".
O levantamento indica haver diferenças nas variações genéticas raras encontradas em indivíduos que vivem em locais distantes uns dos outros. Variações de DNA comuns, no entanto, aparecem de maneira similar em várias populações, de acordo com os cientistas.

Fonte: G1