DNA de verme Priapus caudatus levanta dúvida sobre classificação de animais

Animal marinho conhecido como 'verme-pênis' foi analisado na Noruega.
Nomenclatura biológica por formação da boca e do ânus poderia mudar.

A análise de um verme marinho do filo Priapulida, conhecido como "verme-pênis" levanta dúvidas sobre a nomenclatura de animais do grupo dos protostômios, que têm simetria bilateral e formam a boca antes do ânus. A pesquisa foi publicada na revista "Current Biology".
Dados genéticos e de desenvolvimento desse bicho, o Priapus caudatus, sugerem que a atual definição é incorreta. Por isso a classificação poderia mudar e mexer em um dogma que já dura mais de um século, segundo informa o site da revista "Nature".
De acordo com o biólogo especializado em evolução Andreas Hejnol, que liderou o estudo na Universidade de Bergen, na Noruega, é preciso repensar como nossos ancestrais mais antigos se desenvolveram.

Verme pênis (Foto: Reprodução)
'Verme-pênis' forma o ânus antes da boca, ao contrário do que pensavam os biólogos (Foto: Reprodução)

São pequenas diferenças na formação dos embriões que distinguem os seres vivos ou extintos na árvore de classificação científica – chamada taxonomia –, que agrupa todos eles em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Essas mínimas distinções no desenvolvimento embrionário podem levar a enormes mudanças na vida adulta.
Um grande avanço na evolução dos seres vivos ocorreu quando as células começaram a separar o ânus da boca em diferentes aberturas – o que ainda não acontecia com anêmonas e medusas. Em 1908, os animais com boca e ânus em canais separados foram divididos em dois grupos: os protostômios (que formavam primeiro a boca) e os deuterostômios (que desenvolviam primeiro o ânus).
Atualmente, os protostômios incluem o filo Priapulida e outros invertebrados. Já os deuterostômios reúnem alguns invertebrados e vertebrados como os humanos. As atuais técnicas de sequenciamento de DNA, porém, têm permitido rever tudo isso e saber melhor como cada célula embrionária se divide.
Na análise do genoma do verme-pênis, por exemplo, os cientistas viram que ele se desenvolve como um deuterostômio. Esse animal é considerado um "fóssil" vivo, pois é quase idêntico a seus antepassados que cobriam o fundo dos oceanos no período geológico Cambriano, entre 542 milhões e 488 milhões de anos atrás.
Outras informações genéticas, porém, colocam o filo Priapulida intimamente ligado a seus parentes protostômios. Agora, os biólogos tentam chegar a um consenso sobre o que usar como base da classificação – a formação da boca e do ânus ou outras características.

Fonte: G1