Império Romano: sepulturas do século I são descobertas na Itália - Aventuras no Conhecimento

Últimas

domingo, 15 de abril de 2012

Império Romano: sepulturas do século I são descobertas na Itália

Cinco sepulturas da época do Império Romano, com jogos de terracota, metal e vidro, foram descobertas na zona industrial de Pádua, no norte da Itália. A descoberta ocorreu durante escavações para obras no local. O presidente do Consórcio Zip, Angelo Boschetti, relatou que "há poucas semanas, durante as escavações para colocar tubos de esgoto, uma escavadeira acabou revelando os primeiros restos". As informações são da agência Ansa.
"Imediatamente notificamos a superintendência arqueológica para iniciar estudos mais aprofundados. Usando a trincheira cavada pelos trabalhadores, que foi ampliada vários metros, os arqueólogos fizeram ressurgir cinco túmulos datados do século 1 d.C.", especificou Boschetti em uma coletiva de imprensa.
Nas próximas semanas, a empresa começará a mapear toda a área das descobertas com equipamentos de micro-ondas à caça de relíquias da época imperial. Na opinião dos arqueólogos da Superintendência de Veneto, o achado é importante porque abre novas perspectivas para a compreensão da história da Pádua romana e de seu território, e incentiva novas pesquisas em uma área ainda inexplorada.
Especialistas indicam que a região próxima à via Appia, uma espécie de rodovia da era de Augusto, foi provavelmente uma área agrícola próspera. "Mesmo não sendo uma descoberta significativa, trata-se de um indicador muito importante do potencial dessa área ao sul de Pádua, muito menos conhecida até agora do que a parte norte", disse a chefe da Superintendência de Pádua, Elena Pettenò.

Fonte: Terra