Projeto Ilha do Conhecimento quer popularizar ciência - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

domingo, 1 de julho de 2018

Projeto Ilha do Conhecimento quer popularizar ciência


Este é mais um Projeto que vale a pena divulgar. 😃

Criado por alunos da USP, o projeto Ilha do Conhecimento é uma plataforma colaborativa na qual professores, pesquisadores e especialistas de diversas áreas podem compartilhar assuntos do meio acadêmico e científico em linguagem acessível ao público. A ideia é que o conhecimento gerado nas universidades e instituições de pesquisas chegue a mais pessoas.  

No texto Estudando a evolução das tartarugas com moldes de cérebros, por exemplo, o estudante de doutorado Gabriel de Souza Ferreira adapta e explica o conteúdo de um artigo científico publicado em uma revista internacional no qual colaborou. Além de contribuir com a plataforma, Ferreira é responsável pela manutenção de conteúdo. “Na Ilha do Conhecimento qualquer um que tenha afinidade e conhecimento em um tema científico pode contribuir, independentemente da instituição que representa”, explica.

Os idealizadores do projeto, Eduardo Domingues Borges, Caio M.C.A. de Oliveira e Paula Verzola Olivio, acreditam que o acesso à ciência e o seu processo de construção são um meio de conscientização e transformação das pessoas. Eles são ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

A analogia do conhecimento como uma ilha teve inspiração na obra A Ilha do Conhecimento: Os Limites da Ciência e a Busca por Sentido (Editora Record), do físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro Marcelo Gleiser.

“Ilha do Conhecimento é a representação de todo o nosso conhecimento como uma ilha rodeada pelo vasto oceano do desconhecido. Conforme descobrimos algo sobre o mundo ou sobre nós mesmos, expandimos nossa ilha e avançamos em direção ao que não conhecemos. Ao expandirmos a área da nossa ilha aumentamos o perímetro que a delimita, estendendo nossa fronteira com o oceano do desconhecido. Assim, quando aprendemos ou descobrimos algo novo não nos aproximamos de uma resposta única, definitiva ou universal, e sim percebemos que existem cada vez mais perguntas a serem feitas, novas e mais pertinentes”, dizem os idealizadores.

A intenção é que a plataforma “tenha um caráter colaborativo em que todos possam contribuir, dentro de um aspecto mais dinâmico e completo”, dizem. A multiplicidade de conteúdos no site é um diferencial, pois traz desde textos curtos e acessíveis até conteúdos mais complexos e completos, voltados a pessoas já familiarizadas com a ciência, além de vídeos e dicas de leitura. Os interessados em colaborar com a plataforma devem entrar em contato pelo e-mail contato@ilhadoconhecimento.com.br ou pelo site.

O Ilha do Conhecimento é uma iniciativa independente, sem fins lucrativos e oferece acesso público e gratuito ao conteúdo original. Todo conteúdo é divulgado por meio de um processo sistematizado de produção e editoração aberto. A divulgação dos conteúdos acontece pelo site e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).

Fonte e créditos: Jornal USP