Cientistas registram peixe que vive na maior profundidade dos oceanos - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Cientistas registram peixe que vive na maior profundidade dos oceanos

Uma tomografia computadorizada do Peixe-caracol Mariana (Pseudoliparis swirei) com um pequeno crustáceo no estômago
Adam Summers / Universidade de Washington

O peixe mais profundo do oceano não parece que poderia sobreviver em condições tão difíceis, milhares de metros abaixo da superfície. Em vez de dentes gigantes e um quadro ameaçador, os peixes que percorrem as partes mais profundas do oceano são pequenos, translúcidos, desprovidos de escamas - e altamente habilidosos para viver onde alguns outros organismos podem.

Conheça o peixe mais profundo do oceano, o Peixe-caracol Mariana. O peixe prospera em profundidades de cerca de 8 mil metros (26 200 pés) ao longo da Trincheira Mariana perto de Guam no Oceano Pacífico, o trecho mais profundo no mundo. A equipe publicou um artigo descrevendo as novas espécies esta semana no jornal Zootaxa.



Durante as viagens de pesquisa em 2014 e 2017, os cientistas coletaram 37 espécimes da nova espécie, em profundidades de cerca de 6.900 metros (22.600 pés) a 8.000 metros ao longo da trincheira. A análise de DNA e a digitalização 3-D para analisar estruturas esqueléticas e teciduais ajudaram os pesquisadores a determinar que encontraram uma nova espécie.

Desde então, um time de pesquisa do Japão gravou imagens dos peixes a profundidades de 8.178 metros (26.830 pés), o avistamento mais profundo até agora.