Google+

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Paleontólogos encontram fóssil de um gigantesco monstro marinho


Paleontólogos anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um esqueleto fossilizado de um gigantesco réptil marinho pré-histórico no distrito de Kachchh, na Índia. O esqueleto pertence a um ictiossauro que viveu há 150 milhões de anos. 

"A descoberta ajudará a entender a evolução e diversidade dos ictiossauros na região entre Índia e Madagascar no contexto da Gondwana, além de revelar a conectividade biológica da Índia com outros continentes durante o período Jurássico”, afirmou em comunicado o paleontólogo Guntupalli Prasad, da Universidade de Delhi, na capital indiana.

O esqueleto, que tem 5,5 metros de comprimento, estava quase completo quando foi encontrado e pertence à família Ophthalmosauridae. Esses animais viveram entre 165 e 90 milhões de anos atrás.
Ao redor do gigantesco réptil, estavam fósseis de dois cefalópodes carnívoros, semelhantes a lulas, mas envoltos por conchas, os amonites e belenmites. Os padrões de desgaste dentário do predador marinho sugerem que ele se alimentava desses animais menores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...