Google+

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mar do caribe inundou floresta Amazônica há milhões de anos


A floresta amazônica é um tesouro de biodiversidade, contendo 10% das espécies do planeta em seus 6,7 milhões de quilômetros quadrados. Agora, um novo estudo sugere que uma grande parte da floresta foi duas vezes inundada pelo Mar do Caribe há mais de 10 milhões de anos, criando um mar interior estreito que impulsionou a evolução de novas espécies, revelou um estudo publicado pela revista Science Advances.    

De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3), a descoberta foi possível graças a 933 tipos de evidências que incluem um minúsculo dente de tubarão, partes de camarões, pólen e diversos organismos marinhos. Isso foi suficiente para convencer os pesquisadores, que já estavam firmemente no acampamento do rio, que o Mar do Caribe tinha chegado ao Oeste da Amazônia no Brasil, no Equador e no Peru duas vezes: uma vez há 18 milhões de anos, e novamente há 14 milhões de anos.


De acordo com o pesquisador, as inundações foram "rápidas", no noroeste do Brasil, a primeira enchente durou cerca de 200 mil anos, enquanto a segunda durou 400 mil anos. A Colômbia, que está mais próxima do Caribe, foi inundada por um período mais longo, 900 mil e 3,7 milhões de anos, respectivamente. A questão é um tema de debate entre os cientistas por se tratar de um terreno que continua sendo difícil de estudar, e os dados consistentes são poucos.    


Atualmente, cerca de 80% da Amazônia é ocupada por florestas em terra firme e 20% por regiões inundáveis. De acordo com o estudo, para entender a biodiversidade da região, é importante levar em consideração as inundações.    

As descobertas confirmam que a paisagem teve grandes mudanças no decorrer do últimos 20 milhões de anos, e ainda podem ajudar a entender o desenvolvimento da flora e fauna da região, considerada a maior do planeta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...