Google+

terça-feira, 4 de abril de 2017

Cientistas transformam água do mar em água potável


Será que enfim descobriram uma solução definitiva para transformar água do mar em água potável?

As membranas de óxido de grafeno têm atraído atenção como candidatos promissores para novas tecnologias de filtração. Agora, a solução para fazer membranas capazes de peneirar sais comuns foi alcançada.
Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram uma forma efetiva para fornecer água potável para milhões de pessoas que lutam para ter acesso a fontes de água potável adequadas.



As membranas de óxido de grafeno desenvolvidas no Instituto Nacional do Grafeno já demonstraram o potencial de filtragem de pequenas nanopartículas, moléculas orgânicas e até mesmo grandes sais. Até agora, no entanto, eles não podiam ser usados ​​para peneirar sais comuns usados ​​em tecnologias de dessalinização, que exigem peneiras ainda menores.

Pesquisas anteriores da Universidade de Manchester descobriram que, se imersas em água, as membranas de óxido de grafeno se tornam ligeiramente inchadas e os sais menores fluem através da membrana juntamente com a água, mas íons ou moléculas maiores são bloqueados.

O grupo baseado em Manchester desenvolveu ainda mais estas membranas de grafeno e encontrou uma estratégia para evitar o inchaço da membrana quando exposto à água. O tamanho de poro na membrana pode ser controlado com precisão que pode peneirar sais comuns de água salgada e torná-la segura para beber.

Como os efeitos da mudança climática continuam reduzindo o abastecimento de água da cidade moderna, os países ricos modernos também estão investindo em tecnologias de dessalinização. Após as graves inundações na Califórnia grandes cidades também estão procurando cada vez mais soluções alternativas de água.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...