Google+

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Atmosfera é detectada em exoplaneta pela primeira vez


Astrônomos detectaram pela primeira vez uma atmosfera ao redor de um planeta com massa e diâmetro parecidos com a Terra, o exoplaneta em questão, batizado de GJ 1132b, está envolto por uma camada de água e metano. A descoberta foi publicada na revista científica The Astronomical Journal e evidencia como as condições para a existência de vida extraterrestre podem ser comuns no universo.

Os pesquisadores utilizaram o telescópio MPG/ESO, instalado no Chile e operado pelo Observatório Europeu do Sul para observar o planeta passando em frente a sua estrela, a anã vermelha GJ 1132, localizada a 39 anos-luz de distância, na constelação de Vela, ao sul do céu. Quando visto sob a iluminação de comprimentos de onda infravermelhos, o GJ 1132b aumentava de tamanho, o que, segundo os pesquisadores, sugere a presença de uma atmosfera que é apenas visível sob esta luz.

A partir desta conclusão, os astrônomos simularam diferentes composições possíveis para o sistema e encontraram indícios de que a atmosfera seja rica em água e metano. O interior do planeta, por sua vez, seria rochoso, composto de ferro e silicato. No entanto, com os dados obtidos ainda não é possível delimitar o quão parecido é GJ 1132b com a Terra. Entre as possibilidades, está a de que ele tenha água em abundância e uma atmosfera de vapor quente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...