Google+

terça-feira, 24 de maio de 2016

Tudo o que você não sabia sobre diamantes


O Diamante é um cristal, o mais duro que se conhece de fabricação natural. Sendo altamente duro, se quebra com muita facilidade. Ele não pode ser riscado por nenhum outro mineral, ou outra substância, somente por outro próprio diamante e não saber disso fez com que o diamante não fosse lapidado por muitos anos!

Apesar dessa aparente força, descobrimos há algum tempo que o diamante se degrada com o tempo. O que é uma pena.

Existem duas maneiras de se cortar um diamante: a Clivagem que é o método mais comum, o diamante é cortado com um golpe rápido. Tem também a Serragem, processo um pouco mais delicado, feito com uma serra elétrica e raios laser.

Após o corte, existe o Bloqueamento e o Abrilhantamento, onde um diamante deve ser raspado em outro até que se tenha o formado desejado. Esse processo todo pode levar dias, no caso das pedras pequenas, e mais de um ano se necessário!

Em 2006 foi encontrado em Lesotho, Àfrica - o maior diamante deste século! Tem 603 quilates de peso (120 gramas) e seu valor de venda foi algo em torno de 12 milhões e meio de dólares em outubro de 2007.
Diamante Lesoto - maior diamante encontrado no século XXI

Mas não supera o diamante de 3100 quilates, encontrado em 1905 - O maior diamante da história foi chamado de diamante Cullinan.
Diamante Cullinan - maior diamante encontrado e registrado até hoje.

Uma empresa na Suíça cobra valores entre 12 e 52 mil reais para transformar uma parte das cinza de seres humanos em diamantes e pode-se, inclusive, ser utilizado em jóias.

Foi Leroy Gaspar da Silva, a primeira brasileira a utilizar os serviços dessa empresa. As cinzas são submetidas a alta pressão e aquecimento a mais de 1.500 Cº, levando cerca de três meses para ficar pronta.
Leroy Gaspar da Sylva e sua jóia de cinzas do esposo.

Pesquisas sugerem que Netuno e Urano, que têm a atmosfera cheia de gases e é muito densa, sejam planetas com chuvas de diamantes! Imaginem o show!!!!?? Dizem ainda, que nas condições dos planetas, é possível que se encontre diamante em estado líquido - melhor que lá haja garagem coberta!
Prof. Carla Reis
Bióloga
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...