Google+

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Tsunamis foram responsáveis por esculpir a superfície de Marte


Tsunamis de grande magnitude foram responsáveis por esculpir a superfície de Marte, é o que explica um estudo publicado na Revista Nature.

Estes tsunamis ocorreram há aproximadamente 3,4 bilhões de anos e alguns deles foram provocados por impactos de meteoros ou cometas no Planeta vermelho quando ele ainda era quente e úmido. A análise foi feita a partir de mapeamentos geológicos e reforçam a tese da existência de vida no passado, além de apoiar novas pesquisas em busca de vida nos dias de hoje.


O acúmulo e distribuição de sedimentos nas bordas de planícies ao norte de Marte sugere que houve, a partir de uma forte e gigante onda, o transporte de uma grande quantidade de terra e rochas para esta região. Os cientistas sugerem que os objetos que colidiram com o Planeta tenham causado crateras com cerca de 30 km de diâmetro e provocado ondas com 50m de altura, chegando até incríveis 120m em alguns locais.


O estudo não é só importante por apresentar como a geologia de Marte foi formada ao longo do tempo, mas também para compreender as mudanças que ocorreram em um Planeta que um dia pode ter abrigado vida, talvez em abundância, mas que só o tempo e com muitas observações feitas pelas missões poderão confirmar.

por Adriano Reis
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...