Google+

sábado, 28 de maio de 2016

Rosetta descobre ingredientes para origem da vida em Cometa


Cientistas detectaram pela primeira vez um importante aminoácido e fósforo em um cometa.. A descoberta reforça a teoria de que esses corpos celestes transportaram alguns dos ingredientes fundamentais para origem da vida na Terra.

A glicina, um dos componentes das proteínas, foi descoberta na atmosfera do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pela sonda espacial Rosetta. O aminoácido e o fósforo, elemento essencial para o DNA e células, foram detectados em uma nuvem de gás e poeira que envolve o corpo celeste.


A presença dos elementos no 67P/Churyumov-Gerasimenko "reforçam a ideia de que cometas entregaram as moléculas-chave para a química prebiótica em todo o Sistema Solar e, em particular, na Terra", ressaltou o estudo publicado na revista Science Advances.

Os pesquisadores afirmaram, ainda, que a adição de uma grande concentração dessas moléculas em um corpo de água teria produzido a "sopa primordial" que deu a vida ao planeta Terra há mais de 4 bilhões de anos.
O aminoácido já havia sido detectado de maneira indireta em amostras de outro cometa, o Wild 2, em 2006. Porém, as amostras mostraram-se contaminadas, o que dificultou a análise científica.

por Adriano Reis


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...