Google+

terça-feira, 10 de maio de 2016

NASA detecta átomos de oxigênio na atmosfera de Marte


A NASA, através de um instrumento a bordo do Observatório SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy), detectou átomos de oxigênio na atmosfera de Marte pela primeira vez desde a última observação há 40 anos. Estes átomos foram encontrados nas camadas superiores da atmosfera de Marte conhecida como mesosfera. A quantidade não é suficiente para que um ser humano possa respirar sem a ajuda de equipamentos adequados, mas os dados são importantes para pesquisas futuras.

As missões Viking e Mariner fizeram na década de 1970 as últimas medições de átomos de oxigênio na atmosfera marciana. Estas observações mais recentes foram possíveis graças a localização no ar de Sofia, voando entre 13,7 km acima da Terra, acima da maioria da umidade infravermelho de bloqueio na atmosfera da Terra.

Os cientistas detectaram apenas metade da quantidade de oxigênio esperado, que pode ser devido as variações na atmosfera de Marte. Os cientistas vão continuar usando SOFIA para estudar estas variações para ajudar a compreender melhor a atmosfera do planeta vermelho.

por Adriano Reis
Fonte: NASA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...