Google+

terça-feira, 26 de abril de 2016

Hubble descobre lua orbitando o planeta-anão Makemake

Lua de Makemake - moon - Hubble NASA

Pesquisadores, a partir do Telescópio Espacial Hubble da NASA, descobriram uma pequena Lua escura orbitando o planeta anão Makemake, o segundo planeta-anão gelado mais brilhante do nosso Sistema Solar, depois de Plutão, do Cinturão de Kuiper.

A lua provisoriamente chamada de S/2015 (136472) 1 e apelidada MK 2 - é mais do que 1.300 vezes mais fraca do que Makemake. MK 2 foi observada a cerca de 13.000 milhas do planeta anão e seu diâmetro é estimado em 100 milhas de diâmetro. Makemake tem 870 milhas de largura. O planeta anão, descoberto em 2005, tem este nome em referência a uma divindade do povo Rapa Nui da Ilha de Páscoa.

O Cinturão de Kuiper é um vasto reservatório de material congelado, sobras da criação do nosso sistema solar há 4,5 bilhões de anos atrás e lar de vários planetas-anões. Alguns destes mundos tem satélites conhecidos, mas esta é a primeira descoberta de um objeto companheiro do Makemake. Makemake é um dos cinco planetas anões reconhecidas pela União Astronômica Internacional.

A descoberta de uma lua pode fornecer informações valiosas sobre o sistema do planeta-anão. Ao medir a órbita da lua, os astrônomos podem calcular a massa deste sistema e obter insights sobre a sua evolução. Isto também reforça a ideia de que planetas-anãos têm satélites.


Lua de Makemake - moon - Hubble NASA
Observação feita pelo Telescópio Hubble

por Adriano Reis
Biólogo e astrônomo amador
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...