O que acontece quando você estala os dedos? - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O que acontece quando você estala os dedos?


Para uns, estalar as articulações é reconfortante - para outros, ouvir os sons dos estalos é extremamente irritante. Pesquisadores americanos decidiram usar máquinas de ultrassom para entender melhor o que acontece quando uma articulação é estalada.
Os acadêmicos recrutaram 40 participantes, 30 dos quais adoravam estalar as articulações dos dedos. Os mais velhos desse último grupo afirmaram estalar os dedos até 20 vezes diariamente nos últimos 40 anos. 

Durante o experimento, os pesquisadores pediram que cada voluntário estalasse a articulação na base de cada dedo enquanto passavam por uma máquina de ultrassom. A equipe conseguiu coletar imagens de 400 estalos e gravar os sons de alguns deles. 
O que eles encontraram, no entanto, foi um tanto inesperado. "O que vimos foi um lampejo bem claro no ultrassom, como um fogo de artifício explodindo nas articulações", afirmou o pesquisador Robert Boutin, da Universidade da Califórnia, Davis, em entrevista ao The Washington Post. 

A maioria dos lampejos das imagens pôde ser relacionada aos sons gravados pelos pesquisadores. Eles acreditam que essa relação tem a ver com as mudanças de pressão que ocorrem no líquido sinovial, responsável por lubrificar as articulações, permitindo movimentos indolores. 
Por meio do experimento a equipe não detectou nenhum sinal de danos às articulações que foram estaladas. Além disso, não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre as articulações dos participantes que tinham o costume de estalar os dedos e os que não tinham. 

Fontes: Science Alert via Galileu