Google+

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Estrela invadiu sistema solar a 70 mil anos

Ilustração mostra a estrela de Scholz e sua companheira, com o sol ao fundo (à esquerda)
Ilustração mostra a estrela de Scholz e sua companheira, com o sol ao fundo (à esquerda)

A estrela de Scholz andou pelos limites do sistema solar e esteve cinco vezes mais perto do Sol do que a nossa vizinha mais próxima.

Uma estrela alienígena passou pelo nosso sistema solar... há 70 mil anos. Segundo uma equipe de astrônomos norte-americanos, a estrelas esteve cinco vezes mais perto do que a nossa vizinha mais próxima, do sistema triplo Alpha Centauri.

A anã vermelha, conhecida como estrela de Scholz, andou pelos limites do sistema solar, na nuvem de Oort, tendo por companheira uma anã castanha, ou seja, uma estrela que não vingou.
A descoberta foi revelada num artigo publicado no Astrophysical Journal Letters, por uma equipe liderada pelo astrônomo Eric Mamajek, da Universidade de Rochester, Nova Iorque.

A equipe calculou a trajetória passada de um objeto descoberto em 2013, a estrela de Scholz, e diz poder afirmar com uma segurança de 98% que esta viajou pela região exterior da nuvem de Oort, a apenas 0,8 anos-luz do Sol - Próxima Centauri (do sistema Alpha Centauri) está a 4,2 anos.
A nuvem de Oort é a região de onde vêm os cometas de longo período, como o Lovejoy ou o Halley, que atravessam o sistema solar em viagens de milhares de anos.

Fonte: DN
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...