Google+

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Ondas de rádio misteriosas chamam a atenção de astrônomos

Explosões no espaço criam mistério para cientistas (Foto: Divulgação)

Em 2007, um observatório da Austrália registrou picos em ondas capturadas no espaço. Tal fenômeno nunca havia sido visto no campo da astronomia, então muita gente desconfiou do tal “mistério” que cercava o Parkes Observatory e o chefe da equipe Duncan Lorimer - suspeitava-se que fosse um erro de medição ou uma farsa. Mas picos similares foram registrados recentemente por um observatório em Porto Rico.
Agora, um grupo de pesquisadores tenta descobrir o que são esses efeitos captados pelas ondas de rádio de laboratórios tão distantes. Segundo Lorimer, em entrevista ao NPR, há possibilidades de serem pulsos de energia originados dos contatos entre grandes estrelas e buracos negros; ondas de explosões solares; e até mesmo “alguns têm discutido sobre civilizações extraterrestres”.

Contudo, a ideia de que seres de outro planeta estariam se comunicando com a Terra não tem muita força. Para James Cordes, um pesquisador da Universidade de Cornell que também faz parte do grupo que estuda as transmissões, as chances de um envolvimento extraterrestre são muito pequenas.
De acordo com ele, uma conclusão só poderá ser atingida quando outros picos forem rastreados por observatórios. “Não podemos observar o espaço por completo, apenas pequenos fragmentos. Mas olhando por outro lado, é interessante não saber o que tem causado isso. Em certos aspectos, o céu é o limite”, afirma.

Fonte: Galileu
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...