Google+

terça-feira, 22 de julho de 2014

Nasa acha cavernas na Lua que poderão ser abrigo para astronautas

Cratera na Lua

A Nasa, agência espacial americana, já sabia que a Lua está cheia de crateras. A novidade, agora, é que existem buracos na superfície lunar do tamanho de cavernas. Os especialistas acreditam que, no futuro, esses locais poderão servir de abrigo para astronautas.
A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) descobriu cerca de 200 buracos na Lua. Essas cavernas têm cerca de 900 metros de diâmetro. A causa da formação ainda é incerta, mas os cientistas imaginam que os buracos podem ter sido formados por causa de fluxos antigos de lava.

Em nota, Robert Wagner, cientista envolvido na descoberta, afirmou que uma caverna desse tipo pode ser um local seguro para astronautas. É um local afastado de radiação e de pequenos meteoritos, possivelmente com pouca poeira e com uma variação de temperatura entre o dia e a noite muito baixa.
Agora que a Nasa descobriu as cavernas, os cientistas esperam poder explorá-las. Segundo Wagner, o melhor jeito é entrar nesses buracos com sondas capazes de explorar o local, pois é muito difícil fazer qualquer estudo aprofundado a partir da órbita da Lua.

De qualquer forma, os pesquisadores continuaram analisando imagens das crateras lunares em busca de cavernas. Afinal, no futuro, esses buracos poderão serão muito úteis para a atividade humana na superfície lunar.

Veja abaixo um vídeo da Nasa sobre as cavernas na Lua:


Fonte: G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...