Galaxy Zoo abre as portas do Universo - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Galaxy Zoo abre as portas do Universo


O Galaxy Zoo, projeto internacional de ciência cidadã em Astronomia realizado por mais de um milhão de pessoas, está pela primeira vez acessível a todos que possuam ou não formação científica, graças à tradução e adaptação realizadas pelo Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL).

O Galaxy Zoo é uma plataforma online pioneira que procura o envolvimento do público na classificação visual de milhões de galáxias, auxiliando assim a investigação dos astrônomos sobre a evolução do Universo. Este projeto é um exemplo da chamada “ciência cidadã”, que contribui para o avanço científico através da participação de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo e que, para além da investigação, serve ainda de método de eleição para a promoção científica. O site disponibiliza imagens do Universo com galáxias que ainda não foram classificadas, oferecendo a oportunidade a qualquer utilizador de ser o primeiro a descrever esses objetos astronômicos. Com mais de um milhão de membros, o Galaxy Zoo já permitiu classificar cerca de 1.5 milhões de galáxias, cada uma delas contendo milhares de milhões de estrelas.

Com a tradução e adaptação disponíveis a partir de abril de 2014, o CAAUL abre o Galaxy Zoo à participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, promovendo a acessibilidade a conteúdos científicos em português e a participação nos resultados da Astronomia. Agora, mais de 250 milhões de pessoas, em países como Angola e o Brasil, podem participar ativamente em descobertas científicas internacionais sem barreiras linguísticas ou de formação científica.

Acesse e confira : http://www.galaxyzoo.org/