Google+

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mudança climática causou colapso de civilização antiga, diz pesquisa

Civilização viveu em região asiática de um milhão de metros quadrados.
Desertificação destruiu povo Harappa que dependia da agricultura.

Um novo estudo sugere que a mudança climática foi o ingrediente chave para o colapso de uma civilização que viveu na Terra há quase 4.000 anos. A pesquisa foi publicada nessa semana na revista científica “PNAS”, da Academia Americana de Ciências.
Pesquisadores do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI, na sigla em inglês) estudaram a ascensão e a ruína de civilização Harrapa, que viveu em uma região de um milhão de metros quadrados, circundada pelas planícies do rio Indo. O local corresponde ao perimetro onde hoje está o Paquistão, o norte da Índia e o leste do Afeganistão.
A civilização vivia em uma região cercada de rios e montanhas, cuja agricultura prosperava. No entanto, ao analisarem sedimentos e a topografia da região, os cientistas descobriram que a região sofreu um processo de desertificação que culminou com o declínio das chuvas de monção, e, consequentemente com o enfraquecimento dos rios.
A nova realidade teria sido determinante no colapso da cultura local, que contava com as cheias do rio para abastecer seus excedentes agrícolas.
“Uma vez tendo essa nova informação da história geológica, nós pudemos re-examinar o que nós sabemos sobre esses assentamentos, que tipos de culturas as pessoas estavam plantando e quando e como os padrões de agricultura mudou nesses locais”, disse o co-arqueólogo Dorian Fuller, da Universidade College London e co-autor do estudo.

Fonte: G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...