Pesquisadores revelam imagem impressionante do centro da Via Láctea - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

terça-feira, 17 de julho de 2018

Pesquisadores revelam imagem impressionante do centro da Via Láctea


Um novo panorama impressionante obtido pelo telescópio MeerKAT foi apresentado durante o evento de cerimônia de inauguração do telescópio no dia 13 de julho de 2018, revelando detalhes extraordinários na região em torno do buraco negro supermassivo no centro da nossa Via Láctea.

O MeerKAT é um telescópio precursor SKA e será incorporado ao conjunto de frequências médias da SKA na região de Karoo, mas é uma instalação de classe mundial por si só e promete oferecer uma ciência ainda mais excitante na região para os próximos anos.

Os 64 pratos do telescópio fornecem 2.000 pares de antenas exclusivas, muito mais do que qualquer telescópio comparável, resultando em imagens de alta fidelidade do céu. A imagem revelada hoje mostra a visão mais clara das regiões centrais da nossa galáxia.

O centro da Via Láctea, a 25.000 anos-luz da Terra, está sempre envolto por nuvens de gás e poeira, tornando-o invisível da Terra usando telescópios ópticos, mas comprimentos de onda de rádio passam através da poeira.