Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA


As inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) já estão abertas. Estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil estão convidados a participar.

Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. No mesmo dia ocorrerá o MOBFOG (Mostra Brasileira de foguetes) onde, além dos alunos do ensino fundamental e médio, também podem participar alunos do ensino superior.

As escolas interessadas em participar da competição devem realizar sua inscrição até o dia 18 de março por meio do site oficial da Olimpíada. Instituições que participaram da última edição da competição não precisam realizar um novo cadastro, contudo, precisa atualizar e-mails, telefones e o nome do diretor e do professor(a) representante.

A competição será realizada no dia 18 de maio e é responsável por selecionar as equipes de jovens que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Na mesma data do torneio, também acontecerá a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

As provas estão divididas em quatro níveis — três para os alunos do Ensino Fundamental e um para os do Ensino Médio — com dez perguntas cada: três de astronáutica e sete de astronomia. A maioria delas, porém, exige apenas raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas de acordo com a classificação em cada um dos níveis.

Visando a capacitação de professores e motivação de alunos estamos disponibilizando o Planetário Digital Itinerante da OBA. Detalhadas informações sobre o mesmo estão no site do projeto “Oba de olho no céu”.