Audição Submarina. - Aventuras no Conhecimento

Últimas


NOTÍCIAS

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Audição Submarina.

Você já assistiu a algum desenho animado onde os peixes conversam? Tem até uma personagem muito linda que alega falar "Baleiês". Será que os peixes escutam dentro da água?

Audição é capacidade sensorial que permite captar ondas no ambiente. 

Nos humanos, se a onda está em uma frequência entre 20 e 20 mil Hz, captamos e conseguimos transmiti-los por nosso sistema nervoso até o cérebro, onde serão recebidas e interpretadas.

Os peixes também apresentas uma estrutura de ouvido que fica inserida no Crânio. Entretanto, apenas com a capacidade de compreender sons muito fortes.

A maioria dos peixes aquáticos é capaz de detectar ondas de baixa frequência no ambiente por meio de um sistema chamado Linha Lateral, posicionados em ambos os lados em toda a extensão de seu corpo(cabeça à cauda).

A linha lateral é um segmento com várias células sensoriais presentes no animal e que, quando reunidas são denominadas Neuromastos.

Neuromastos são células que recebem estímulos e os transferem para o cérebro do animal. Estão expostos por toda a linha lateral e é semelhante a um ouvido interno pois percebe alguns parâmetros da água enquanto ela passa por esta região.


Com esta linha lateral o peixe é capaz de:
  • sentir os sons (como o de um golfinho ou baleia), 
  • perceber o movimento da água (direção e velocidade das correntes)
  • detectar vibrações e movimentos próximos (presas ou predadores)
  • perceber a pressão e temperatura da água
  • perceber obstáculos próximos.

Se você já tentou pegar um peixe com a mão, ou até mesmo com a rede no aquário, deve perceber que a linha lateral é um sistema sensorial muito desenvolvido e eficiente. Está presente em peixes e em alguns anfíbios ainda em fase aquática. Mas na nossa atmosfera terrestre a linha lateral não seria eficiente, já que a propagação das ondas no ar é muito inferior à propagação na água.


Carla Reis
Bióloga e Fotógrafa