Astrônomos descobrem buraco negro mais antigo do universo

Os cientistas descobriram o buraco negro supermassivo mais antigo já visto no universo, até o momento, dando-nos um vislumbre de volta ao alvorecer do cosmos .

Dirigido pela Carnegie Institution for Science na Califórnia, a equipe usou uma série de telescópios, incluindo o Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) da NASA para fazer a descoberta. A descoberta foi publicada na Nature.

Este buraco negro é cercado por uma região superaquecida de gás e poeira conhecida como quasar. Acredita-se que tenha se originado apenas 690 milhões de anos após o Big Bang, com a luz levando 13 bilhões de anos para nos alcançar. Sua idade levanta novas questões sobre como esses grandes buracos negros poderiam se formar tão cedo no universo.

O buraco negro dentro desse quasar, chamado J1342 + 0928, estimasse ter cerca de 800 milhões de vezes a massa do Sol. Isso é muito superior a muitos dos buracos negros supermassivos que vemos residindo no centro das galáxias que conhecemos (o nosso é 4 milhões de massas solares).

Além disso, sua idade significa que deve ter crescido incrivelmente rápido.

No momento em que esse distante quasar existia, as primeiras galáxias do universo começavam a se formar. Sua radiação ionizou o gás interestelar, alterando o universo de neutro para ionizado. Isso é conhecido como a época da reionização , quando as primeiras estrelas começaram a brilhar.

Este quasar é visto rodeado de hidrogênio neutro, o que sugere que ele é, de fato, desta época. Sua distância foi determinada pela medição de seu deslocamento para o vermelho, que é o alongamento de sua luz devido à expansão do universo. Quanto maior é, maior a distância - neste caso, o deslocamento para o vermelho foi de 7,54.

Apenas 20 a 100 outros quasares deste brilho e distância pensa-se serem visíveis da Terra, tornando esta uma grande descoberta. Isso nos permite olhar para o universo primitivo, quando era apenas 5% da idade atual e ver as condições que existiam neste tempo.

Agora, os astrônomos esperam que uma série de telescópios novos estejam disponíveis em breve, como o telescópio Giant Magellan Telescope (GMT) no Chile, que deverá ser concluído em 2025, irá descobrir mais desses objetos distantes.

Fonte: IFLScience