Google+

quarta-feira, 3 de maio de 2017

NASA divulga áudio e vídeo incríveis de Saturno


Uma nova seqüência de imagens da sonda Cassini da NASA mostra a visão da nave espacial sobre Saturno durante o primeiro mergulho do "Grand Finale" entre o planeta e seus anéis em 26 de abril.

O filme corresponde a uma hora de observações enquanto a espaçonave se movia para o sul de Saturno. Ela começa com uma visão do turbilhão do vórtice no pólo norte do planeta e, em seguida, passa pelo limite externo do jato em forma de hexágono e além.

No final do filme, a moldura da câmera gira enquanto a nave reorienta-se para apontar sua grande antena em forma de pires na direção do movimento da espaçonave. A antena foi usada como escudo protetor durante o cruzamento do plano do anel de Saturno.

Sons de Saturno

Além das incríveis imagens, Cassini coletou sons que deixaram os cientistas de cabelo em pé. Os dados recém-obtidos revelam que essa área é muito mais "vazia" do que se esperava. Os tais sons, vale frisar, em nada se assemelham com o que estamos acostumados aqui na Terra: são uma espécie de "adaptação sonora" das ondas de rádio e de plasma captadas pelas antenas da sonda. Não seria possível ouvi-los de fato por lá.



Para ouvidos leigos, os barulhos não passam de chiados e estalos embalados por uma estática que deixa tudo meio bizarro. Mas os pesquisadores já estão acostumados e conseguem extrair dali um bocado de informação. Como o espaço é um ambiente repleto de partículas carregadas, normalmente o que se ouve é algo similar a apitos e rangidos mais agudos. Quando matéria sólida bate nos sensores, elas emitem estalos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...