Google+

quarta-feira, 22 de março de 2017

Estátua da rainha Tiye, avó de Tutancâmon, é encontrada no Egito


Arqueólogos descobriram em Luxor, no Egito, uma estátua da rainha Tiye, avó do faraó Tutancâmon. A equipe encontrou a representação da rainha dentro de um templo funerário dedicado a seu esposo, o faraó Amenhotep III, na região de Kom al Hitan, que fica entre o rio Nilo e Luxor. Segundo os arqueólogos, a estátua de Tiye está esculpida na perna direita de uma estrutura colossal que representa seu marido. 

A arqueóloga Hourig Sourouzian responsável pela pesquisa, disse às agências internacionais que a equipe encontrou a estátua por acidente enquanto levantava a parte inferior da grande estrutura de Amenhotep III. 

O Ministro de Antiguidades do Egito, Khaled al Anani, definiu a estátua da rainha como "grande, formosa e única". 


Amenhotep III era filho do faraó Tutmés IV e fez parte da 18ª dinastia egípcia. Ele ascendeu ao trono por volta dos dez anos de idade, e governou por cerca de quatro décadas (estima-se que entre 1391 a.C. e 1353 a.C.), um período de paz e prosperidade no Egito. 
O casamento do faraó com Tiye foi importante para seu reinado, já que a esposa não era de origem nobre. A rainha deu à luz a Aquenáton (ou Amenhotep IV) que, por sua vez, foi o pai de Tutancâmon, um dos faraós mais conhecidos do Egito antigo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...