Google+

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Evidências de Continente perdido é encontrado nas Ilhas Maurício


Pesquisadores afirmam terem descoberto evidências de um continente que desapareceu há 200 milhões de anos sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico.

O estudo publicado na revista Nature, afirma terem encontrado fragmentos que se desprenderam do supercontinente Gondwana, quando este se desintegrou para formar a África, Índia, 
Austrália, América do Sul e Antártida.

A análise foi feita a partir de um mineral chamado zircão, de 3 bilhões de anos, encontrado na superfície da ilha Maurício, a maior do país, localizado no sul do Oceano Índico, a leste de Madagascar.


Sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico, se escondem fragmentos de um continente que desapareceu há 200 milhões de anos. É o que afirma uma equipe de pesquisadores da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul.

De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nature Communication, os fragmentos se desprenderam do supercontinente Gondwana, quando este se desintegrou para formar a África, Índia, 
Austrália, América do Sul e Antártida. Os restos agora encontrados, batizados coletivamente de Mauritia, são um pedaço de crosta terrestre que foi posteriormente encoberto por lava jovem durante erupções vulcânicas na ilha. 


A descoberta foi feita a partir de um mineral chamado zircão, de 3 bilhões de anos, encontrado na superfície da ilha Maurício, a maior do país, localizado no sul do Oceano Índico, a leste de Madagascar. A revelação surpreendeu os geólogos, já que Maurício é uma ilha vulcânica jovem, que não tem mais de 9 milhões de anos.

Gondwana foi um supercontinente que existiu há mais de 200 milhões de anos e que continha rochas de 3,6 bilhões anos, antes de se dividir no que hoje são os continentes ou subcontinentes da África, América do Sul, Antártida, Índia e Austrália. A divisão ocorreu devido ao processo geológico da movimentação das placas tectônicas. Esse processo faz com que a bacia oceânica esteja em constante movimento, deslocando-se entre 2 e 11 centímetros por ano.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...