Google+

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Cientistas descobrem mineral capaz de converter quase tudo em eletricidade


Este mineral é realmente impressionante!

Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, acabam de descobrir um mineral capaz de converter luz solar, calor e movimento em eletricidade, tudo isso ao mesmo tempo! 

O mineral, chamado de KBNNO, é um tipo de cristal que faz parte da família perovskita e poderá ser utilizado num futuro próximo como uma alternativa de energia para aparelhos eletrônicos.
Esta é a primeira vez que os pesquisadores conseguem identificar um material que possa converter as três fontes simultaneamente.

De acordo com o estudo, publicado no jornal Applied Physics Letters, o KBNNO é um material ferroelétrico com moléculas polares, que funcionam como as agulhas de uma bússola, no momento em que são estimuladas por algum fator físico, como a mudança de temperatura, por exemplo, elas acabam se desalinhando – o que desencadeia uma corrente elétrica.

O único empecilho dessa nova descoberta seria a eficácia da produção de energia, que é menor em comparação com os perovskitas especializados, como a de células solares – que já são usadas em tecnologias de captação de luz.

De qualquer forma, o grupo de pesquisadores acreditam que é possível aumentar o nível de eficiência com ajustes na composição do material. A expectativa é que o mineral já esteja pronto para ser comercializado em 2018.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...