Google+

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Recife de Corais da Amazônia recém-descoberto já está ameaçado


O Recife de Corais da Amazônia é um sistema de 9,5 mil quilômetros quadrados formado por corais, esponjas e algas calcárias, segundo a ONG Greenpeace.
A barreira de corais tem quase 1 mil km de extensão e fica na região onde o rio Amazonas encontra o oceano Atlântico.

As primeiras imagens do grande recife de corais descoberto na região amazônica no ano passado foram divulgadas pelo Greenpeace e eles alertam que algumas empresas podem começar a prospectar petróleo na região, o que acarretaria no risco constante de derramamento de petróleo, afetando não somente os corais, mas também as espécies que vivem na região.



Os cientistas ficaram surpresos com a descoberta, ocorrida em abril de 2016, isso porque eles pensavam ser improvável a descoberta de recifes na área devido a condições desfavoráveis
O sistema de recifes fica em profundidades que variam entre 25 e 120 metros de profundidade.

O Greenpeace enviou seu navio Esperanza à região para retratar os corais e fazer campanha pela não prospecção de petróleo no local.
O grupo afirmou que até agora 95 poços foram cavados na região. Deles, 27 foram abandonados devido a problemas mecânicos e o restante não foi adiante por não serem técnica ou economicamente viáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...