Google+

sábado, 3 de dezembro de 2016

Arqueólogos encontram pernas mumificadas de Nefertari


Arqueólogos concluem que as duas pernas mumificadas encontradas no Vale das Rainhas, no Egito, possivelmente pertencem à Nefertari. Para quem não sabe, ela foi esposa do faraó Ramsés II, que reinou entre 1279 a.C. e 1213 a. C. A pesquisa e análise dos restos mortais foi publicada nesta semana no periódico científico Plos One.

O túmulo de Nefertari foi encontrado em 1904, mas o interior havia sido saqueado e alguns vestígios da múmia foram encontrados com o tempo, mas só agora os cientistas analisaram se pertenciam de fato a ela.


Para descobrir se os joelhos e parte das pernas encontrados pertenciam à Nefertari, a equipe fez uma série de testes com radiocarbono, raios-X e experimentos químicos nos restos mortais, que estão no Museu Egípcio de Torino, na Itália.

Segundo os cientistas, não é possível afirmar com total certeza que os vestígios mumificados pertenciam a Nefertari, mas sabe que pertenciam a uma mulher de alta classe social, do período de Ramsés II, que morreu por volta dos 40 anos – mesma idade em que se acredita que Nefertari tenha morrido. Os indícios de que os joelhos e pernas pertenciam à nobreza deve-se ao cuidado e atenção com que foram embalsamados, além dos materiais empregados no procedimento, que eram os mesmos utilizados em outras múmias da nobreza do período.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...