Google+

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Cientistas afirmam que existe água em Plutão


O "coração" gigante da superfície de Plutão pode ser no final das contas, gelo. É o que afirma dois estudos publicados hoje, 16 de novembro, na revista Nature.

Os cientistas afirmam que esta é a melhor explicação para as observações feitas pela New Horizons, supondo assim que os outros planetas próximos de Plutão poderiam também ter oceanos abaixo de sua superfície.


De acordo com os cientistas, um um dos lados do coração é uma imensa bacia côncava, a Planitia Sputnik, que foi gerada muito provavelmente pelo impacto de um outro astro. Neste enorme buraco de aproximadamente 1.000 km acumulou-se nitrogênio solidificado, formando uma imensa camada de neve naquela região que conhecemos como o coração de Plutão.

Toda esta massa acumulada num planeta que possui 2.300 km de diâmetro causou anomalias em sua rotação. Este acúmulo também vem aumentando com o tempo e isso é explicado pelos cientistas como sendo devido ao congelamento da água líquida vinda do interior de Plutão ao longo de muitos e muitos anos.

De uma coisa temos certeza, a cada momento temos grandes novidades escondidas em nosso próprio Sistema Solar que podem revelar descobertas importantes sobre a vida.

Para os cientistas de plantão, é interessante dar uma lida nas publicações (em inglês) no site da Nature:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...